quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Inverno em Paris



Chegamos aqui em pleno inverno e isso para mim foi uma coisa ótima. Sei que muita gente detesta frio, às vezes até tem medo ou raiva de frio, mas comigo o frio funciona muito bem. Eu sou a pessoa mais calorenta possível, constantemente estou com uma rodela de suor em algum lugar, transpiro nos momentos mais impróprios, isso quando não estou suando como uma torneira aberta mesmo. Além disso, para mim o calor é irritante, desmotivante, me deixa indisposto e cheio de brotoejas, é ruim para dormir, trabalhar, dirigir, etc.. O único cenário que consigo combinar com calor sem problemas é uma praia, que quase nunca vou por sinal. Fora isso só me atrapalha. Meu temperamento combina mais com frio mesmo. Um dos maiores motivos de eu ter insistido em viver em teresópolis por tanto tempo foi para fugir do calor do Rio mesmo. E o calor no Rio é cruel. Nestes ultimos dias que estive por lá o calor estava por volta de 40 graus, e o sol de cozinhar os miolos. No Rio existem duas estações por ano: verão (que acontece durante o inverno e o outono oficiais) e inferno (que acontece durante o verão e a primavera oficiais)




Nós temos nos adaptado bem por enquanto. Não deixamos de fazer nada por causa do frio, saímos, corremos e fazemos compras tranquilo. É ótima a sensação de ar condicionado ligado o tempo inteiro. Hoje a máxima foi de zero grau, e a mínima de sete graus negativos. A previsão é de três dias de neve à partir de amanhã, mas a metereologia não tem acertado muito desde que chegamos. A geada dura o dia todo, as poças de água ficam duras direto, o lago do parque fica com uma camada fina de gelo, e alguns dias neva durante a noite, geralmente pouco. Paris não é uma cidade que neva tanto quanto outras mais ao norte da Europa, mas neva mais dos que as que estão ao sul. Já em outras regiões da França, próximas à Alemanha, Bélgica e Itália, a neve veio forte neste inverno, e toda hora a TV passa alerta "laranja" de neve, isto é, risco para estradas e deslizamentos.


 
 
Uma coisa interessante e que me surpreendeu é que mesmo os franceses parecem ainda surpresos e encantados com a neve, que não consideram nada banal. Isso porque a cada 5 minutos na TV passa alguma matéria com belas imagens de regiões entupidas de gelo, duzentas entrevistas com pessoas falando o que pensam da neve e, claro, cenas de crianças sorridentes brincando no gelo e construindo bonecos. Me lembra até os telejornais brasileiros cobrindo a neve em Gramado.

Um comentário:

  1. "No Rio existem duas estações por ano: verão (que acontece durante o inverno e o outono oficiais) e inferno (que acontece durante o verão e a primavera oficiais)"

    Hilário! ganhei uns 5 anos de vida de tanto rir!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...