quinta-feira, 27 de junho de 2013

Habitações Sociais





Os Logements sociaux são as moradias populares aqui de Paris e região. Construídos pelo estado, são destinados às populações de classe média baixa e baixa, e possuem administração pública. As pessoas podem comprá-las à baixos juros e a longo prazo (como o BNH no Brasil), ou ainda podem alugá-los à custo menor diretamente com o estado. 7 % dos domicílios na França são desta natureza.

Alguns conjuntos são muito bons, bem tratados e com uma excelente aparência, jardins, etc, podendo às vezes valer muito inclusive. Geralmente a qualidade é inversamente proporcional ao número de andares. Os enormes prédios são em geral os piores, e costumam abrigar as pessoas mais carentes. Um conjunto destes prédios reunidos é conhecido como uma cité, e são as coisas mais próximas do que se entende como favela que existem por aqui.




As cités são em geral situadas em cidades do casco urbano, mas em Paris muitas habitações sociais foram propositalmente erguidas em bairros de classe média, para que não se transformassem em guetos. Foram erguidas à partir da década de 60 em diante, para conter a onda de favelização que ocorria com a chegada principalmente de portugueses e argelinos em massa. Nas cités de periferia são comuns as ocorrências de pequenos delitos, tráfico de drogas, formação de gangues, violência. Um dado curioso: praticamente todos os jogadores da seleção francesa de futebol tem origem nas cités da periferia.

Um comentário:

  1. O nome é bem interessante, já que cada conjunto p deve ter mais habitantes do que muitas cidades do interior. Penso que, parecido com o que acontece aqui, os moradores destes espaços sofrem nuitos constrangimento e são alvos de preconceitos.
    Em São Paulo, tentou-se algo semelhante chamado de projeto Cingapura: em certas áreas as famílias eram "transferidas" para outros locais. No terreno agora livre era construido um prédio onde, além das familias desalojadas,outras da vizinhança também passavam a ocupar os "apertamentos". No espaço vazio outro prédio era construído...
    A longo prazo, esperava-se, o problema habitacional seria resolvido. Só esqueceram que novos grupos iam aparecendo, surgindo, então, outras ocupações. Agora está em andamento o programa "minha casa minha vida" que, pelos menos na propaganda da Caixa, é uma beleza....

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...