Brocantes são feiras organizadas pelas prefeituras e administrações de bairro onde só vale expor e vender artigos usados. Geralmente roupas, livros, discos, velharias, etc.. Os preços são incrivelmente baixos, e a qualidade das coisas pode ser muito boa. Trata-se de uma ocasião festiva, com musica, comidinhas, brincadeiras e atividades paralelas. É uma tradição na França, e ocorrem brocantes em todos os lados em praticamente todos os finais de semana. Basta ter paciência para encontrar os eventos pela internet.
Como funciona ? Basicamente o sujeito faz uma boa arrumação na casa, ou no guarda roupa, e repara que possui uma tonelada de coisas que não usa mais, e ao invés de jogar fora, coloca uma banca na rua, e vende a quinquilharia por preços simbólicos. Para garimpar as coisas melhores é bom ir logo no primeiro dia. Vale pechinchar e propor ofertas. Público principal: imigrantes, aposentados, e pobres em geral, como nós.
Brocante em Joinville-le-Pont |
Marquei interessante e legal, pois achei um forma criativa, simples e prática de relaizar uma comercialização informal (será que precisa de autorização prévia da comuna?). Achei semelhante às vendas de garagem aqui realizadas sendo, que aí,feitas por várias pessoas e, naturalmente, fora das garagens.
ResponderExcluir