segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Château de Vincennes



No bairro de Vincennes, a uns 20 minutos de caminhada daqui de Saint-mandé, fica o Château de Vincennes, uma enorme propriedade que pertencia à família real francesa nos anos anteriores à revolução. A história do lugar começou no século 10, como um chalé de caça dos reis, que saiam da residência oficial (Louvre) e "acampavam" no meio da floresta, caçando nos fins de semana. Ao longo de 10 gerações a residência foi crescendo ao ponto de se tornar, mais do que um castelo, mas uma verdadeira cidadela fortificada, com fosso, ponte elevadiça e torreão, para proteger os reis em caso de invasão. Nos limites da cidadela chegaram a viver (contando família real, corte, empregados e guarda armada) milhares de pessoas.




Muitos reis da França nasceram ou morreram nesta propriedade. O próprio São Luis viveu ali. Uma capela magnífica, a  Sainte-Chapelle de Vincennes, foi erguida em 1379 para servir de depósito para as "relíquias" trazidas da terra santa na época das cruzadas, e é o prédio mais bonito do complexo. O torreão, que servia de ultimo recurso de segurança cabível para o rei da França, é o mais alto da Europa. Existem ainda torres de observação, um pavilhão para o rei e outro para a rainha, arcos gigantescos, paiol, etc ...



Mais recentemente, na segunda guerra mundial, o castelo serviu de sede para os regimentos alemães banidos da Normandia, que semanas mais tarde seriam definitivamente depostos pelas forças de libertação aliadas. Pelo fato do château ter se tornado um dos símbolos da liberação francesa dos nazistas, o general De Gaulle, então presidente da república, e no entusiasmo do pós guerra, cogitou em levar toda a sede do governo para lá, mas logo a idéia seria bandonada. Hoje funcionam em alguns pavilhões secretarias de órgãos públicos franceses.



(Clique nas fotos se quiser ampliá-las)

6 comentários:

  1. Ótimo texto: explicativo e cultural... arrasou... adorei!!!! Bjoooooossss
    Alex

    ResponderExcluir
  2. Très, très belle! J'ai aimée!!!
    Bisous

    ResponderExcluir
  3. Mais um lugar para colocar na lista !

    abs Fábio

    ResponderExcluir
  4. Fábio, show!
    Adorei as fotos, elas são muito bonitas, o lugar parece ser encantador, o torreão é maravilhoso e como sempre o vitral frontal da capela se destaca.
    Texto impecável, muito bem explicado. Você está de parabéns e acredito que você daria um excelente guia turístico.
    Beijos aos dois,
    Marta.

    ResponderExcluir
  5. Poxa, bem que eu gostaria de trabalhar como guia turistico, haha ! Não conseguimos entrar na capela porque estava fechada, mas num domingo destes nós vamos só para visitar o interior dela.

    Bjs !!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...