sábado, 26 de janeiro de 2013

Museus na faixa - Parte II


Continuando nossos passeios pelos museus que ainda não conhecíamos, a visita de hoje foi bem rica e especial. No quartier Marais, escondidinha na linda Place de Vosges, conhecemos o museu  Maison de Victor Hugo. Antes de entrarmos na casa do célebre autor de  Les Misérables e de Notre-Dame de Paris, aproveitamos a bela praça. Tiramos fotos e admiramos um pouquinho o que Paris tem de melhor, o apreço por seus monumentos, prédios e história.



Muito influenciado por Chateaubriand, Victor Hugo foi uma figura famosa da escola romântica francesa no começo do século XIX e, posteriormente, influenciou grandes nomes como Albert Camus e Fiódor Dostoiévski.



Seu apartamento, que se transformou em museu a partir de 1903, conta com um acervo amealhado de alguns outros lugares que ele morou, arrumados de modo a contar sua história através de fotos, pinturas, cartas e poemas. Em cada aposento uma surpresa, o busto de Victor Hugo esculpido em mármore por Rodin e o Salon Chinois foi o que mais nos impressionou.



Ao final, chegamos no quarto de Hugo, com ares de excentricidade: paredes, mobília e lençóis vermelhos. Possivelmente uma menção a sua libertina vida pregressa - após sua morte as prostitutas parisienses ficaram de luto. E, claro, a sua escrivaninha, lugar onde por muitos anos ele escreveu em pé suas inspirações.



Bom, para tornar o passeio ainda mais incrível depois do museu pudemos apreciar a infinidade de galerias de artes nas lojas do complexo de prédios ao redor da praça. Verdadeiros museus a céu aberto com obras lindas e arrojadas da arte moderna e contemporânea. 





2 comentários:

  1. Gente que coisa maravilhosa, poder visitar vários museus de graça! Pena que no Brasil não façam isso, mas nossos governantes não querem o povo instruído.Vocês estão tendo uma oportunidade única para ter uma indigestão de cultura, "ai que inveja!!!"
    Meus queridos aproveitem tudo que esse velho continente tem para dar, e olha que é bem possível que mesmo depois de um ano aí vocês ainda não tenham visto tudo que eles tem a oferecer.
    Beijos e se divirtam ao máximo,
    Marta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Marta! Ah que indigestão gostosa ... hahaha!

      Bises !!

      Excluir

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...