quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Curso de Francês

Depois de 15 dias que chegamos aqui começamos a frequentar o curso de francês para estrangeiros. As aulas são às segundas e quintas de 20hs às 22hs. O curso é oferecido gratuitamente pela prefeitura de Saint - Mandé, e a qualidade é muito boa, com um ritmo bem puxado, muito parecido com a aliança francesa, até porque não dá pra ser muito diferente. Ficamos na turma de nível avançado, e isso foi bom, mas ao mesmo tempo o grau de exigência é grande. A professora, Marie Helene, é "vache", ("vaca", mas nada a ver com o que o termo "vaca" significa no Brasil. Vache aqui é o termo para professor casca grossa). Ela é vache sobretudo em relação à pronuncia.


Prédio onde funciona o curso

A nossa turma possui alunos de origem portuguesa, romena, argelina, russa, marroquina, venezuelana e nós de origem brasileira. Todos são interessados e ninguém está lá de brincadeira, já que o objetivo é se aprimorar na língua para se integrar mais profundamente ao país. No nosso caso "falar" a língua simplesmente é pouco, pois para alcançar nossos objetivos precisamos adquirir fluência completa, um dos motivos pelo qual viemos para cá com boa antecedência.
O estudo de línguas é o típico caso em que quanto mais se estuda mais se tem a impressão de não saber nada, pois quando se está imerso de verdade na língua mais se percebe como ela é infinita. Para isso vale tudo. Além do curso estudamos religiosamente todos os dias, lemos, assistimos TV e tentamos ao máximo conversar em francês, entre nós e na rua. Todos falam que, na hora em que você começa a sonhar na língua é porque a fluência completa chegou. Por enquanto meus sonhos são todos em "brasileiro", como eles dizem por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...