Paris possui tantas atrações e monumentos que dificilmente em uma vida apenas será possível descobri-las e apreciá-las por inteiro. Já havia visitado a cidade em outras ocasiões, e obviamente as prioridades foram as atrações do circuito clássico (Louvre, Torre, Pére Lachaise, D'Orsay, Versailles, etc.), porém ainda restaram diversos lugares, parques e museus na cidade, estamos descobrindo aos poucos desta vez, sem correrias ou agenda apertada. Como o tempo está frio, estamos dando uma prioridade aos museus que ainda não conhecíamos. A prefeitura parisiense oferece uma boa variedade de museus riquíssimos, e melhor, com entrada franca, o que não danifica o nosso orçamento em nada. Mas entrada franca não quer dizer pouca qualidade. Pelo contrário.
O primeiro da série "ainda inéditos" que visitamos foi o Musée d'art moderne de la ville de Paris, dedicado, como o próprio nome diz, à arte moderna e contemporânea. O acervo cobre os principais movimentos de vanguarda na pintura e escultura, como fauvismo, cubismo, abstracionismo, etc., com obras de Matisse, Picasso, Modigliani, e muitos outros menos conhecidos, totalizando 8000 obras. Foi ótimo ver de perto diversos quadros, e exemplares de movimentos que já havíamos estudado na Aliança Francesa, ou que conhecíamos apenas através de gravuras, como o painel de Matisse, a dança, abaixo. Outra grande parte foi novidade e aprendizado.
O prédio fica pertinho do Sena, e dos fundos do edifício tem-se uma linda vista da Torre Eiffel. Aos poucos vou postando aqui outros museus considerados "menores" (perto do Louvre e do D'Orsay tudo fica de fato menor) que temos visitado nos ultimos dias, todos na faixa.
Mon amour !
ResponderExcluirO museu realmente é maravilhoso. Não podemos esquecer o passeio pelo Realismo/Naturalismo e as impressionantes obras do cara que ergueu a bandeira da pintura realista Gustave Coubert contra tudo que fosse romântico ou imaginativo. A Arte da verdade. Dia inesquecível!
Bises - Chay
Nossa, que incrível!!!! Recordo as aulas da Michele sobre arte e acredito que ela seria uma boa guia turística aí nesses museus. Mt belo td...poste o máximo que puderem, eu e Jarbas somos freqüentadores diários do blog
ResponderExcluirBjoos michelle