sábado, 13 de abril de 2013

La Petite Ceinture






Até o início do século 20 a cidade de Paris era inteiramente rodeada por uma linha de trem urbano chamada de "Petite Ceinture", a pequena cintura. A linha era ao mesmo tempo o marco que circundava os limites da cidade. Porém com o passar dos anos, a cidade foi crescendo para muito além destes limites. Além disso, as pessoas passaram a migrar para a novidade do momento de então: o Metrô, mais moderno, rápido e com uma malha mais intrincada, que cruzava a cidade inteira. Assim, progressivamente o metrô desenvolve-se muito ao longo de cem anos, enquanto a petite ceinture foi sendo gradualmente abandonada, até que deixou de funcionar. Hoje em dia porém, seus trilhos estão ainda no mesmo lugar, abandonados, e sua enorme área (de 32 km quadrados) pertence ao estado. 

Trajeto, em preto, da linha original circulando a cidade




Ponte abandonada no 12eme arrondissement, que era parte do trajeto da petite ceinture

Atualmente, paralelo ao seu antigo traçado, funcionam os modernos e eficientes bondes Tramway, mini trens sobre trilhos, que afastaram completamente a possibilidade de ressuscitar a petite ceinture como via férrea. Por isso o espaço ocioso às vezes é usado como espaço cultural, espaço de lazer, espaço de dança, hortas comunitárias, etc. Eu adoro passar por lugares onde existem trechos da ceinture, pontes antigas, etc. Existe até uma associação de adoradores da petite ceinture. Atualmente duas idéias estão circulando por aqui, para solucionar o problema deste patrimônio: a primeira, criar um imenso parque verde que rodearia a cidade inteira, no mesmo modelo da Promenade Plantée, sobre a qual já escrevi  aqui. A segunda, que considero mais interessante, seria a de criar uma gigantesca ciclovia de mão dupla, uma espécie de auto-estrada exclusiva para bicicletas, um anel viário para bicicletas, contendo diversas garagens coletivas em pontos estratégicos da via, onde haveriam conexões com ônibus, metrô e tramway, o que poderia contribuir consideravelmente para reduzir a dependência dos automóveis, e ainda diminuir a poluição atmosférica.


O nosso amado Tram, que chamo de bonde, e que hoje circula em uma linha paralela à petite ceinture original, que igualmente contorna a cidade, tornando  a antiga linha abandonada totalmente obsoleta




Parte da velha ceinture que cruzamos de vez em quando, no comecinho do 12 eme

Um comentário:

  1. Qualquer semelhança com a "Beira Linha" será, de fato, mera coincidência...
    També gosto da hipótese do anel cicloviário. Parece que não seria uma obra muito cara nem muto demorada.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...